segunda-feira, 14 de junho de 2010



Vagas de calor e frio


Origem:
Encontra-se nas alterações da temperatura para valores fora de comum, tanto altos como muito baixos:
-Vagas de calor – temperaturas bastante mais elevadas do que o habitual;



-Vagas de frio – temperaturas bastante mais baixas do que o habitual.

Impactos:
O calor e o frio excessivo podem ter consequências graves para a vida humana, sobretudo quando nos referimos aos idosos e às crianças, pois exigem adaptações rápidas e capacidade de resistência do nosso organismo.
As vagas de calor e frio também têm impactos na agricultura, podendo destruir completamente as colheitas.



As vagas de calor provocam incêndios, facilitando a propagação dos mesmos, pois a vegetação seca arde mais rapidamente. As associam-se, normalmente a tempestades de chuva gelada que cobrem os solos, tornam as estradas perigosas e queimam as plantas.
Secas prolongadas

Origem:
Ao contrário das inundações, as secas caracterizam-se por valores de precipitação anormalmente baixos, durante um período de tempo mais ou menos prolongado, instalando-se gradualmente numa região.
Impactos:
As secas podem durar vários anos, com efeitos devastadores na agricultura. Quando a seca é prolongada, os solos degradam-se, ficam ressequidos e poeirentos, sendo facilmente arrastados pelo vento.
A vegetação também vai desaparecendo, assim se vai contribuindo para o avanço da desertificação

As causas das secas são difíceis de encontrar, por isso, estas catástrofes naturais são pouco previsíveis, afectando muitas regiões do mundo como:
-As regiões do clima tropical seco;
-As regiões das latitudes médias.
O Alentejo é a região portuguesa mais afectada por longos períodos de seca.
Cheias ou inundações
As inundações e as tempestades foram as catástrofes naturais mais frequentes no ano passado, matando perto de 22 mil pessoas.

Origem:
Este tipo de catástrofes acontecem quando a água dos rios transborda ou o mar invade a terra.
Em geral, todas as áreas próximas dos rios ou do mar estão sujeitas a esse tipo de catástrofes. As inundações provocadas pelos rios devem-se a precipitações elevadas, num curto período de tempo. Nas áreas litorais acontecem devido a violentas tempestades que avançam do mar para a terra, acompanhadas de chuvas fortes e de ondas que galgam a costa e invadem as terras. Em algumas partes do mundo, as inundações fazem parte do ciclo meteorológico anual. As regiões mais afectadas são: as regiões tropicais. As chuvas também provocam outro tipo de catástrofe como as derrocadas ou aluimentos de terras.

Impactos:
Causam grande destruição, com elevados prejuízos materiais, além da perda de vidas. Porém, tem efeitos positivos para muitas regiões agrícolas.
Modos de prevenção das cheias e diminuição dos seus efeitos:
-Planear a ocupação das bacias hidrográficas;
-Limpar e desobstruir os leitos de cheia e desassorear a foz dos rios com regularidade;
-Construir barragens;
-Proteger as margens dos rios com diques, canais e a foz contra as invasões do mar;
-Reflorestar as áreas onde o escoamento superficial é mais intenso.